ALGUMA HISTÓRIA
O Grupo AdP, através da Direção de Engenharia e Operação da AdP VALOR, não sendo pioneira em Portugal no desenvolvimento de funções de custo de investimento para infraestruturas do setor da água, recorde-se as publicações do LNEC [1] sobre este tema, desenvolvidas sobre a coordenação do Prof. Armando Lencastre em 1995, tem desenvolvido trabalho neste domínio desde o início dos anos 2000.
Os primeiros exercícios realizado no Grupo AdP foram desenvolvidas no âmbito dos projetos PITAR [2] e PUSMAS [3], e no decurso da elaboração dos planos diretores para os sistemas de baixa [4]. Durante a década de 2010, a AdP estabeleceu uma parceria com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST), que teve como resultado um conjunto de teses de mestrado e doutoramento sobre esta temática.
A disponibilização estruturada das muitas Listas de Preços Unitários relativas às empreitadas contratadas no Grupo AdP permitiu a criação de uma base de dados e das amostras para o estabelecimento das funções de custo para as diferentes tipologias de componente. Resultado do reconhecimento de mérito desse trabalho, o IST e a AdP foram convidadas a colaborar com o PO SEUR, quando esta entidade entendeu aplicar as metodologias testadas, para o desenvolvimento de uma ferramenta e de uma publicação de funções de custo de investimento para o setor da água, resíduos sólidos e requalificação da orla marítima, cabendo a coordenação científica do trabalho ao IST [5] e [6].
Posteriormente, em 2019, a ERSAR, procurando criar um instrumento que permitisse apoiar as entidades gestoras nos seus processos de orçamentação em fases preliminares dos seus projetos, publicou o já referido Guia Técnico n.º 23 – Custos de Construção de Infraestruturas Associadas ao Ciclo urbano da Água [7], no qual o Grupo AdP colaborou, disponibilizando novas Listas de Preços Unitárias que permitiram mais uma vez a atualização da base de dados e das respetivas amostras.
Obviamente que os resultados dos exercícios anteriores, nomeadamente do Guia Técnico n.º 23, estão datados no tempo e moldados pelas caraterísticas do mercado até à data dos seus desenvolvimentos.
A plataforma WICCE e todo o trabalho associado revelam-se fundamentais e necessários para a disponibilização de uma base de dados que se pretende robusta e sistematicamente atualizada. Nesta fase com infraestruturas das empresas do Grupo AdP, mas com o objetivo de incorporar informação de todas as entidades que pretendam colaborar ativamente no robustecimento da informação de base.
No âmbito desta plataforma, está disponível um ficheiro tipificado de Lista de Preços Unitários (descarregar aqui) que tem como objetivo facilitar a partilha, por parte das entidades contratantes, de dados de custos e caraterísticas das infraestruturas que integrem as suas empreitadas de construção, contribuindo assim para o reforço e diversidade de origem dos dados da base de dados da aplicação WICCE.