WICCE

Sobre o projeto

WICCE - WATER INFRASTRUCTURES CONSTRUCTION COSTS ESTIMATOR

A aplicação WICCE - WATER INFRASTRUCTURES CONSTRUCTION COSTS ESTIMATOR é uma ferramenta online reservada a utilizadores credenciados, sejam eles, técnicos das entidades gestoras das infraestruturas do ciclo urbano da água, intervenientes no processo de planeamento, conceção e gestão dos sistemas, e.g., decisores, entidades financiadoras, projetistas, ou membros da academia. Permite estimar através de custos unitários de referência o valor de investimento das principais tipologias de infraestruturas dos sistemas de seis áreas de aplicação: Abastecimento de água, Saneamento de águas residuais, Reutilização de água residual tratada, Tratamento de lamas, Produção de energia e Rega.

Disponível em multi-idioma, português e inglês, oferece uma interface de consulta que disponibiliza ao utilizador os valores de investimento apurados mediante input de critérios de análise.

Esta aplicação é um produto digital da AdP VALOR Serviços Ambientais, S.A. (AdP VALOR), empresa do Grupo AdP - Águas de Portugal.

AS ESTIMATIVAS

Ao realizar uma qualquer estimativa de valor de investimento, o utilizador pode balizar o cálculo nos âmbitos geográfico e temporal, sendo possível restringir a região em Portugal à qual se aplica ou o período de dados a considerar para efeitos de cálculo. O cálculo incorpora um fator de correção de custos, para que a percentagem de variação dos resultados das estimativas apuradas se encontre atualizado ao último ano em que está disponibilizado o índice de correção.

Cada estimativa apurada disponibiliza ao utilizador informação estatística relativa ao universo da amostra e incorpora a função matemática que permite suportar a tradução num gráfico da função de custo referente à tipologia de componente analisada, com a representação das respetivas curvas de regressão e de predição, discriminados em custos de construção civil e custos de equipamento eletromecânico e instalações elétricas, quando disponíveis.

As estimativas efetuadas para áreas de Abastecimento de água e Saneamento de águas residuais são suportadas por funções de custo que têm por base a tipologia de componente e os respetivos parâmetros característicos e metodologias estipulada no Guia Técnico n.º 23 – Custos de Construção de Infraestruturas Associadas ao Ciclo urbano da Água, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, I. P. (ERSAR), mantendo-se assim uma coerência com um trabalho estruturado e validado pelos diferentes stakeholders do setor da água em Portugal, acrescido da necessária atualização permanente que esta aplicação permite.

A análise dos dados constantes na base de dados e o apoio ao cálculo estatístico associado às curvas de regressão e de predição das funções de custo constante no WICCE são realizados recorrendo ao Software R, disponibilizado pela “The R Foundation for Statistical Computing” [8], que dispõe de um conjunto integrado de ferramentas estatísticas computacionais.

ALGUMA HISTÓRIA

O Grupo AdP, através da Direção de Engenharia e Operação da AdP VALOR, não sendo pioneira em Portugal no desenvolvimento de funções de custo de investimento para infraestruturas do setor da água, recorde-se as publicações do LNEC [1] sobre este tema, desenvolvidas sobre a coordenação do Prof. Armando Lencastre em 1995, tem desenvolvido trabalho neste domínio desde o início dos anos 2000.

Os primeiros exercícios realizado no Grupo AdP foram desenvolvidas no âmbito dos projetos PITAR [2] e PUSMAS [3], e no decurso da elaboração dos planos diretores para os sistemas de baixa [4]. Durante a década de 2010, a AdP estabeleceu uma parceria com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST), que teve como resultado um conjunto de teses de mestrado e doutoramento sobre esta temática.

A disponibilização estruturada das muitas Listas de Preços Unitários relativas às empreitadas contratadas no Grupo AdP permitiu a criação de uma base de dados e das amostras para o estabelecimento das funções de custo para as diferentes tipologias de componente. Resultado do reconhecimento de mérito desse trabalho, o IST e a AdP foram convidadas a colaborar com o PO SEUR, quando esta entidade entendeu aplicar as metodologias testadas, para o desenvolvimento de uma ferramenta e de uma publicação de funções de custo de investimento para o setor da água, resíduos sólidos e requalificação da orla marítima, cabendo a coordenação científica do trabalho ao IST [5] e [6].

Posteriormente, em 2019, a ERSAR, procurando criar um instrumento que permitisse apoiar as entidades gestoras nos seus processos de orçamentação em fases preliminares dos seus projetos, publicou o já referido Guia Técnico n.º 23 – Custos de Construção de Infraestruturas Associadas ao Ciclo urbano da Água [7], no qual o Grupo AdP colaborou, disponibilizando novas Listas de Preços Unitárias que permitiram mais uma vez a atualização da base de dados e das respetivas amostras.

Obviamente que os resultados dos exercícios anteriores, nomeadamente do Guia Técnico n.º 23, estão datados no tempo e moldados pelas caraterísticas do mercado até à data dos seus desenvolvimentos.

A plataforma WICCE e todo o trabalho associado revelam-se fundamentais e necessários para a disponibilização de uma base de dados que se pretende robusta e sistematicamente atualizada. Nesta fase com infraestruturas das empresas do Grupo AdP, mas com o objetivo de incorporar informação de todas as entidades que pretendam colaborar ativamente no robustecimento da informação de base.

No âmbito desta plataforma, está disponível um ficheiro tipificado de Lista de Preços Unitários (descarregar aqui) que tem como objetivo facilitar a partilha, por parte das entidades contratantes, de dados de custos e caraterísticas das infraestruturas que integrem as suas empreitadas de construção, contribuindo assim para o reforço e diversidade de origem dos dados da base de dados da aplicação WICCE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Lencastre, A., Carvalho, J., Gonçalves, J. e Piedade, M. (1995). Gestão de Sistemas de Saneamento Básico. Volume 9. “Custos de Construção e Exploração”. Direção Geral do Ambiente do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais. Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Lisboa.
  2. AdP Serviços, S.A. – Direção de Engenharia (2004). “Análise de Custos de investimento de Pequenas Instalações de Tratamento de Águas Residuais - PITAR”.
  3. AdP Serviços, S.A. – Direção de Engenharia (2005). “Análise de Preços Unitários em Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento - PUSMAS”.
  4. AdP Serviços, S.A. – Direção de Engenharia (2007). “Planos Directores para a Criação dos Sistemas Multimunicipais de Baixa de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte, Centro e Sul. Análise de Preços Unitários em Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento (Regional)”.
  5. Covas, D., Monteiro, A. J., Teixeira, A. T., Cabeças, A., Barros, C., Figueiredo, D., Pena, J., Mamouros, L., Amado, M. C., Cabral, M., Brôco, N., Lopes, N., Antunes, S. e Marchionni, V. (2015a). “Custos de referência de infraestruturas do ciclo urbano da água, de valorização de resíduos urbanos sólidos e de proteção da orla costeira”. Relatório Final – Volume I, Instituto Superior Técnico (IST), Financiado pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
  6. Covas, D., Monteiro, A. J., Teixeira, A. T., Cabeças, A., Barros, C., Figueiredo, D., Pena, J., Mamouros, L., Amado, M. C., Cabral, M., Brôco, N., Lopes, N., Antunes, S. e Marchionni, V. (2015b). “Custos de referência de infraestruturas do ciclo urbano da água, de valorização de resíduos urbanos sólidos e de proteção da orla costeira”. Relatório Final – Volume II, Instituto Superior Técnico (IST), Financiado pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
  7. Covas, D., Cabral, M., Pinheiro, A., Marchionni, V., Antunes, S., Lopes, N., Mamouros, L. e Brôco, N. (2018). “Guia Técnico n.º 23 – Custos de Construção de Infraestruturas Associadas ao Ciclo urbano da Água”. Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
  8. http://www.r-project.org. The R Project for Statistical Computing

 

CONTACTOS

E-mail: wicce@adp.pt

Telefone : + 351 212 469 530

Este site utiliza os Cookies estritamente necessários para o registo e utilização da plataforma. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Saiba mais na nossa Politica de Cookies.